Recursos educacionais

Tópicos

As consequências da lesão do plexo braquial na postura e no equilíbrio

Resumo da pesquisa

O objetivo deste estudo foi investigar se as lesões traumáticas do plexo braquial têm efeito no controle da postura e do equilíbrio corporal. Para isso, foram recrutados 11 pacientes com a lesão e outras 11 pessoas saudáveis

 

A qual pergunta a pesquisa responde?

A perda do controle dos movimentos de um dos braços é acompanhada por alterações o da postura e do equilíbrio corporal?

 

Por que isso é relevante?

Grande parte dos movimentos que executamos com o braço ocorrem em sinergia com movimentos do tronco e do eixo corporal como um todo.  Portanto, é relevante investigar se a perda ainda que parcial da movimentação do braço é acompanhada por uma alteração no controle postural.  Por exemplo, o estudo mostrou que há um aumento de aproximadamente 8% no risco de uma queda nos pacientes em comparação com os participantes saudáveis.

 

Quais foram as conclusões?

Os resultados da pesquisa indicam que a reabilitação após lesão do plexo braquial deve ser direcionada também para  intervenções que visam melhorar o equilíbrio. Outros estudos devem ser realizados para avaliar a eficácia de intervenções  visando a melhora do  equilíbrio em indivíduos com lesão do plexo braquial.

 

Quem deveria conhecer seus resultados?

Os resultados da investigação podem ser aproveitados por cientistas, médicos, fisioterapeutas, e profissionais da saúde que atuam na área da lesão do plexo braquial, além dos próprios pacientes e seus familiares.

 

TÍTULO DO ARTIGO

Deterioração do Equilíbrio após Lesão do Plexo Braquial como Avaliada através da Avaliação Clínica e Posturográfica

 

AUTORES

Lidiane Souza, Thiago Lemos, Débora C. Silva, José M. de Oliveira, José F. Guedes Corrêa, Paulo L. Tavares, Laura A. Oliveira, Erika C. Rodrigues, Cláudia D. Vargas.


LINK PARA O ORIGINAL

https://doi.org/10.3389/fnhum.2015.00715