Projetos de pesquisa

Controle postural após Lesão de Plexo Braquial

Orientanda: Lidiane Souza

Orientadoras: Claudia D. Vargas e Erika C. Rodrigues.

Ano: 2015

Resumo:

SILVA, Lidiane Souza.Controle postural em pacientes com lesão do plexo braquial. Rio de Janeiro, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas – Fisiologia) – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

O  controle  postural  é  uma  habilidade  motora  complexa  cujas  principais  funções  são orientação  corporal  e  equilíbrio  postural.  O  objetivo  deste  estudo  foi  avaliar  se  o  déficit sensório-motor  do  membro  superior  decorrente  de  lesão  do  plexo  braquial  (LPB)  afeta  o controle postural. Foram avaliados 11 participantes com LPB, bem como 11 participantes sem alterações do membro superior, pareados em gênero, idade, altura e massa corporal ao grupo de  pacientes.  O  equilíbrio  dinâmico  dos  participantes  foi  mensurado  através  da  Escala  de Equilíbrio  de  Berg  (EEB).  A  avaliação  posturográfica  foi  realizada  para  verificar  o deslocamento  postural  na  posição  ortostática.  Os  participantes  se  posicionavam  sobre  uma plataforma  de  força,  com  os  olhos  abertos,  e  adotavam  quatro  diferentes  bases  de  suporte: base  confortável  (BC);  base  aberta  (BA);  base  fechada  (BF)  e  base  tandem  (BT).  Cada condição tinha 60s de duração e a sequência de tarefas era aleatorizada entre os participantes. O deslocamento do centro de pressão (CP), centro de gravidade (CG) e do sinal de erro (CP-CG) foram analisados. Adicionalmente, foi avaliada a simetria de descarga de peso (DP) em ambos  os  grupos.  O  controle  do  equilíbrio  em  apoio  unipodal  direito  e  esquerdo  foi quantificado através do número de toques com o membro contralateral no solo. Os resultados revelaram  que  o  grupo  de  pacientes  com  LPB  apresentou  um  déficit  de  equilíbrio  postural significativo  em  relação  ao  grupo  controle.  O  grupo  de  pacientes  com  LPB  apresentou menores escores na EEB em relação ao grupo controle.  A avaliação posturográfica revelou alterações  significativas  no  deslocamento  postural  somente  na  direção  ântero-posterior:  o grupo  de  pacientes  apresentou  maior  freqüência  média  do  CP  em  BT,  e  maior  velocidade média do CP em BA e BC. Houve diferenças também para o desvio padrão do CP-CG nas bases BA, BC e BT, e na velocidade média do CP-CG em BC. O grupo de pacientes exibiu maior quantidade de toques durante o apoio unipodal, comparado ao grupo controle. Houve também  uma  maior  assimetria  na  DP  para  o  lado  ipsilateral  à  lesão.  Em  conclusão,  os resultados sugerem que  os pacientes  com  LPB adotam estratégias diferentes em relação ao grupo  controle  para  manutenção  do  equilíbrio  postural,  mesmo  em  posições  menos desafiadoras. Este estudo demonstrou alterações do controle postural em adultos com LPB, servindo  de  alerta  quanto  à  necessidade  de  intervenção  para  prevenir  e  tratar  os  déficits secundários a lesão neurológica.

Palavras-chave:  Controle  Postural;  Posturografia;  Equilíbrio;  Descarga  de  peso;  Lesão  de nervo periférico; Plexo braquial.

Link para o trabalho: http://objdig.ufrj.br/50/teses/m/CCS_M_LidianeSouzaDaSilva.pdf