Projetos de pesquisa

Atividades

Investigação da sensibilidade superficial e sensação referida em participantes com lesão e reconstrução cirúrgica do plexo braquial

Orientanda: Bia Ramalho

Orientadoras: Claudia D. Vargas e Fátima Smith Erthal

Ano: 2015

Resumo:

RAMALHO,  Bia  dos  Santos  Lima.  Investigação  da  sensibilidade  superficial  e  sensação referida em participantes com lesão e reconstrução cirúrgica do plexo braquial. Rio de Janeiro,  2015.  Dissertação  (Mestrado  em  Ciências  Biológicas  –  Fisiologia)  –  Instituto  de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

A lesão do plexo braquial (LPB), que compreende as raízes nervosas cervicais C5, C6, C7 e C8 e a torácica T1, é de grande importância social devido a sua incidência entre a população economicamente  ativa.  Os  tratamentos  existentes  para  LPB  são  fisioterapia  e  cirurgias  de reinervação  dos  segmentos  comprometidos  pela  lesão.  Neste  trabalho  foi  feita  aferição  dos limiares de sensibilidade tátil e doloroso dos membros superiores de participantes com LPB submetidos ou não à cirurgia de reinervação, utilizando monofilamentos Semmes-Weinstein. Também  foram  avaliados  voluntários  saudáveis  pareados  em  idade  e  sexo.  A  análise  de variância dos dados foi  realizada pelo teste de Friedman  com  o teste de  Dunn,  em  que  cada nervo foi comparado  ao seu par  (ex.: axilar direito vs. axilar esquerdo).  Foram definidos  6 pontos  de  estimulação,  denominados  pontos  de  inervação  exclusiva  (PIE),  correspondentes aos 6 nervos e 5 dermátomos (C5-T1) do membro superior para avaliação da sensibilidade. A avaliação  do  limiar  tátil  dos  voluntários  controle  e  do  lado  não  lesionado  dos  participantes com  LPB possibilitou a definição de um padrão  “normal”,  ainda não descrito na literatura, sem diferença estatística entre os dimídios (p>0,05). Já para o lado lesionado dos participantes com  LPB,  houve  diferença  estatística  para  os  PIE  dos  nervos axilar e  musculocutâneo,  em relação ao “normal” (p<0,05). Os limiares de dor dos lados direito e esquerdo dos voluntários saudáveis  não  diferiram  entre  si  (p>0,05).  Os  limiares  de  dor  dos  participantes  com  LPB diferiram dos voluntários controle no PIE do nervo ulnar para o lado não lesionado e do radial para  o  lado  lesionado  (p<0,05).  A  intensidade  da  dor  relatada  diferiu  entre  os  voluntários saudáveis e o membro superior lesionado dos participantes com LPB no PIE do nervo radial (p<0,05).  Durante  toda  avaliação  foram  investigadas  sensações  referidas,  detectadas  em lugares  distintos  do  estimulado.  A  ocorrência  de  sensações  referidas  do  total  de  sensações para os lados direito e esquerdo dos controles foi semelhante (23% e 23,9%, respectivamente). Para os participantes com LPB, foi menor (15,1%) para o lado não lesionado e maior (36,1%) para o lesionado em relação ao grupo controle. Nos 2 participantes com LPB submetidos à cirurgia de transferência do nervo intercostal para o musculocutâneo, foi feito o mapeamento da sensação referida no gradil costal ipsolateral à LPB. Observou-se também a extensão da reinervação em torno do PIE do musculocutâneo, região estimulada, através da estimulação de diversos  pontos  em  torno  do  mesmo.  A criação  de  protocolos  de  avaliação  sensorial  como este, capazes de avaliar todo membro superior de forma sistemática e eficiente se mostra de grande  importância  para  avaliação  de  participantes  no  contexto  de  lesão  dos  membros superiores.

Palavras-chave:  Sensibilidade  Superficial;  Monofilamentos  Semmes-Weinstein;  Sensação Referida; Lesão de nervo periférico; Plexo braquial.

Link para o trabalho: http://objdig.ufrj.br/50/teses/m/CCS_M_838032.pdf