ADAPTAÇÕES CINEMÁTICAS NOS MEMBROS SUPERIORES APÓS A LESÃO DO PLEXO BRAQUIAL

Resumo da pesquisa

A lesão traumática do plexo braquial (LTPB) é responsável pela queda na capacidade de movimentação dos membros superiores por conta da perda de força muscular gerada pela lesão. O experimento foi realizado através da avaliação do movimento dos dois membros superiores no indivíduo com lesão do plexo braquial e no não lesionado, durante a tarefa de levar o copo à boca. Tais alterações foram avaliadas de acordo com os ângulos gerados pelo braço e antebraço, bem como a velocidade para execução da tarefa. Ao total, participaram 13 pessoas com LTPB e 10 pessoas saudáveis, e ambos os grupos foram comparados com a mesma idade, gênero e características antropométricas.

Existe alguma diferença no aspecto cinemático dos membros superiores entre pessoas saudáveis e pessoas atingidas pela lesão do plexo braquial?

O estudo realizado é relevante porque procura entender o impacto que a lesão do plexo braquial pode causar na coordenação de diferentes regiões dos membros superiores, e como ela se apresenta em indivíduos diferentes. Logo, o estudo permite fazer uma análise mais detalhada sobre a diminuição da capacidade de motricidade dos membros superiores e suas regiões específicas.

Quais os principais resultados?

Durante a observação na tarefa de levantar um copo à boca, foi visto que no quesito duração de movimento, as pessoas lesionadas demoraram mais tempo para executar o movimento de levantar e abaixar o copo, quando comparado com os indivíduos saudáveis. Isto porque os indivíduos com lesão acabam precisando fazer mais correções na posição da mão durante o movimento. Comparando os mesmos dois grupos, a análise demonstrou uma alteração na coordenação do conjunto braço-antebraço para os que possuíam lesão. Essa diferença foi vista no movimento de levar o copo até a boca e no retorno do copo à posição inicial.

Quais as conclusões?

O experimento indicou que o sistema nervoso central promoveu uma alteração na coordenação braço-antebraço dos indivíduos com lesão do plexo braquial para que mesmo com a perda de força muscular os membros superiores ainda conseguissem levar o copo até a boca. Como a força muscular do ombro se encontra diminuída, o sistema nervoso gera um novo padrão de movimento. A reabilitação do ombro com fisioterapia e cirurgias pode ser importante para recuperação dos movimentos de ombro.

Quais questões seguem em aberto?

Mais pesquisas são necessárias para examinar em detalhe este novo padrão de movimento, para que as cirurgias e a reabilitação possam ter um alvo mais específico de tratamento. O grupo de pesquisa está iniciando uma nova investigação para verificar de maneira mais detalhada quais movimentos de ombro estão mais alterados.

TÍTULO DA TESE

Adaptações Cinemáticas nos Membros Superiores após a Lesão do Plexo Braquial.

Luiggi Araújo Lustosa, Claudia Domingues Vargas e Rachel de Paula Carvalho

Disponível em breve.