Alterações cinemáticas no membro sem lesões após uma lesão traumática no plexo braquial

Resumo da pesquisa

O artigo verificou se pessoas com uma lesão do membro superior, conhecida como lesão do plexo braquial, podem apresentar alteração de movimento do membro superior não afetado, ou seja, teriam dificuldade em realizar alguns movimentos simples do dia a dia.

Quais são os resultados principais?

A pesquisa mostrou que pessoas com lesão no plexo braquial, ao usarem o braço não lesionado, levam mais tempo e têm mais dificuldade para realizar o mesmo movimento que uma pessoa saudável.

Há outras descobertas de destaque?

Além do que foi destacado no artigo, a pesquisa atual também destaca a necessidade de visualizar este efeito da lesão na alteração de equilíbrio postural (previamente reportada pelo grupo de pesquisa), para verificar se há correlação entre elas.

Porque isso é relevante?

Este artigo é relevante porque é o primeiro estudo que mostra alterações cinemáticas no membro superior não lesionado em adultos com a lesão do plexo braquial e suas consequências em outras partes do corpo. Além disso, serve de alerta para a comunidade clínica quanto a necessidade de inovações do tratamento, trazendo um novo olhar para esses indivíduos.

Kinematic Changes in the Uninjured Limb After a Traumatic Brachial Plexus Injury

Lidiane Souza, Luiggi Lustosa, Ana Elisa Lemos silva, José Vicente Martins, Thierry Pozzo e Claudia Vargas

LINK PARA O ORIGINAL