Tópicos

Impacto sensorial no membro superior saudável após lesão do plexo braquial

Resumo da pesquisa

A qual pergunta a pesquisa responde?

Este estudo teve como objetivo mapear detalhadamente o comprometimento sensorial do plexo braquial tanto no membro superior lesionado quanto no não lesionado. A pesquisa busca investigar se uma lesão unilateral do plexo braquial pode afetar o limiar sensorial do membro superior não afetado pela lesão.

Quais são os resultados principais?

A lesão unilateral do plexo braquial prejudica as funções sensoriais e motoras do membro superior. A partir do teste de monofilamentos de Semmes-Weinstein nas regiões autônomas dos nervos do plexo braquial aplicado em ambos os braços, foi percebido aumento no limiar sensorial da maior parte dos pontos de inervação estudados. Isso significa que a lesão do plexo braquial causa impacto na sensibilidade dos membros lesionados e não lesionados.

Há outras descobertas de destaque?

Quando a lesão ocorreu no braço dominante, os limiares sensoriais eram ainda mais elevados quando comparados à mediana do limiar do grupo controle (saudável). Esse efeito não aconteceu quando a lesão era no braço não dominante. Além disso, lesões incompletas foram associadas a maiores alterações de sensibilidade no braço não lesionado. Esse efeito não aconteceu quando a lesão do plexo braquial era completa. Esses resultados sugerem que a informação sensorial residual no braço lesionado é capaz de “borrar” os mapas sensoriais cerebrais associados ao braço não lesionado.

Por que isso é relevante?

Essa investigação completa dos limiares sensoriais em ambos os membros superiores permitiu não apenas a identificação do padrão de perda de sensibilidade induzida pela lesão no membro mais afetado, mas também revelou déficits sensoriais no membro superior não lesionado. Esses resultados sugerem que as lesões periféricas unilaterais podem produzir modificações nos circuitos cerebrais que codificam a sensibilidade, comprometendo assim a detecção de estímulos sensoriais em ambos os braços. Esses resultados ampliam o conhecimento atual sobre as alterações sensoriais após lesões nervosas periféricas, fornecendo novas abordagens para a avaliação clínica e abrindo novas possibilidades para o estudo da reorganização central após lesão periférica.

TÍTULO DO ARTIGO

Unilateral Brachial Plexus Lesion Impairs Bilateral Touch Threshold

AUTORES

Bia Lima Ramalho, Maria Luíza Rangel, Ana Carolina Schmaedeke, Fátima Smith Erthal e Claudia D. Vargas