Os Braços de Nildo e Rony: uma história do NeuroMat

Um motoboy e um cirurgião se encontram na sala de espera de uma clínica de fisioterapia. Eles compartilham uma história em comum: reabilitação após uma lesão traumática do plexo braquial. Seus destinos são, de algum modo, similares ao de um famoso jogador de futebol que, após uma lesão séria, precisa passar por sessões de fisioterapia para reaprender como jogar após um período de recuperação. Essas histórias são as narrativas norteadoras de um material educacional recém-lançado para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde: a história em quadrinhos "Os Braços de Nildo e Rony".

A história em quadrinhos foi feita pela nossa iniciativa, a Ação NeuroMat para a Lesão do Plexo Braquial. O roteiro foi uma ideia original do diretor do NeuroMat, Antonio Galves, e as ilustrações foram produzidas pelo artista João S. Magara. O documento será distribuído em clínicas de reabilitação e também está disponível para download e leitura no site da abraço. A iniciativa para a lesão do plexo braquial é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tendo a parceria do Centro de Pesquisa em Neurociências e Reabilitação do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma versão flip-page da HQ pode ser vista aqui. Uma versão em PDF pode ser baixada aqui.

Os dois personagens principais, o motociclista Nildo e o cirurgião Rony, foram baseados em pacientes reais com lesões do plexo braquial. Suas diferentes origens não são um limite, fazendo com que, ao avançar da história, eles possam discutir e aprender um com o outro sobre suas condições de saúde. O papel ativo dos pacientes em estabelecer uma estratégia de recuperação e obter informações de qualidade para seu tratamento é visto como um passo essencial na reabilitação, de acordo com a pesquisadora principal do NeuroMat e chefe da iniciativa ABRAÇO, Claudia D. Vargas, em uma edição anterior do boletim NeuroMat.

Esta revista faz parte de uma estratégia permanente de fornecimento de recursos educacionais à rede que o ABRAÇO promoveu, reunindo cientistas, profissionais de saúde, cuidadores e pacientes. Esses recursos são em sua maioria de quatro tipos: folhetos, calendário de eventos, vídeos e o que tem sido chamado de "ABRAÇO Acadêmico". Este último é a transposição de artigos científicos em relatórios mais amplamente acessíveis, nos quais o contexto e a relevância dos resultados são expostos de forma mais simples e direta. O site da ABRAÇO também foi traduzido para o inglês como parte da nossa estratégia de disseminação.