Saiba mais

Tópicos

Predição de eventos que ocorrem na área ao redor da mão

Resumo da Pesquisa

O objetivo do artigo foi avaliar a predição de eventos sensório-motores, através da busca de marcadores biológicos, que equivalem a sinais neurais, associados a observação de um movimento ou de um toque. Para isso, os participantes da pesquisa, pessoas saudáveis ou que sofreram lesão do plexo braquial, deveriam observar vídeos contendo movimentos realizados pelos membros superiores enquanto o sinal eletroencefalográfico (EEG) era registrado. O objetivo era identificar a possível ocorrência de marcadores de predição na antecipação dos eventos observados.

A qual pergunta a pesquisa responde?

Existem marcadores neurais diferenciados para antecipar um evento sensorial e um evento motor? Esses marcadores são afetados pela lesão do plexo braquial?

Por que isso é relevante?

Entender melhor como é o funcionamento do cortex sensório-motor, região do cérebro responsável pela geração do movimento, em dois contextos diferentes: a predição de um toque e a predição de um movimento. Além disso, entender como a lesão do plexo braquial pode impactar direta ou indiretamente na criação das estimativas e interações ao redor do corpo, bem como qual o efeito de plasticidade cerebral, capacidade do cérebro de sofrer adaptações em resposta a alterações no comportamento, depois do acidente e possíveis alterações após perda funcional dos nervos periféricos.

Quais as conclusões?

O artigo apontou que há uma diferença entre as predições sensoriais e motoras em indivíduos sem lesão de plexo braquial, com assinaturas neurais específicas para cada condição. Para indivíduos com lesão do plexo braquial, as assinaturas neurais relacionadas a predição de um movimento estão preservadas, apesar das limitações motoras que possam ter, Por outro lado, a predição de toques na mão foi impactada pela lesão do plexo braquial. Nessas situações, essas assinaturas estão alteradas, algo que foi interpretado como se as representações neurais estivessem borradas, menos específicas, sugerindo uma dependência da informação sensorial para estimar estes eventos.

Quais questões seguem em aberto?

A partir desses resultados, estudos podem ser feitos para investigar se existe relação entre esses efeitos pláticos e a funcionalidade do indivíduo.

TÍTULO DO ARTIGO

Predicting Upcoming Events Occurring in the Space Surrounding the Hand

AUTORES

Maria L. Rangel, Lidiane Souza, Erika C. Rodrigues, José M. Oliveira, Michelle F. Miranda, Antonio Galves e Claudia D. Vargas

LINK PARA ORIGINAL

https://doi.org/10.1155/2021/6649135