Neuroscience Experiments System (NES) - Uma ferramenta de software para gerenciar dados experimentais e sua procedência

Resumo da Pesquisa

Na realidade o artigo não possui pergunta de pesquisa explícita, porque ele é um artigo que tem como objetivo apresentar uma ferramenta de software. O artigo aponta o problema de pouca disponibilidade de softwares de código aberto e gratuitos capazes de auxiliar os cientistas no gerenciamento dos grandes volumes de dados de diferentes tipos gerados em experimentos de neurociência. Esses dados precisam ser organizados e armazenados de forma eficiente, para depois poderem ser analisados pelos cientistas, que os usam para responder suas questões de pesquisa ou extrair novos conhecimentos. O NES (Neuroscience Experiment System) é um sistema que foi desenvolvido pelo NeuroMat visando a atender essa demanda.

Quais são os resultados principais?

O artigo demonstrou que o sistema permite registrar informações sobre cada passo dos protocolos experimentais, dos equipamentos usados para as coletas de registros eletrofisiológicos e dos voluntários que participam dos experimentos. Os pesquisadores do LabNer, do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, usam o NES para gerenciar os dados de seus experimentos e que, por meio dele, criaram o banco de dados de lesão do plexo braquial.

Há outras descobertas de destaque?

A partir dos resultados de um levantamento bibliográfico, os autores da pesquisa constataram que não existem outras ferramentas de software de código aberto que permitam registrar dados e metadados de todas as etapas de um experimento eletrofisiológico como a que foi apresentada no artigo.

Porque isso é relevante?

É importante destacar que ferramentas como o NES auxiliam na coleta e gerenciamento de dados com boa qualidade (completos, bem organizados e bem documentados), que depois podem ser disponibilizados publicamente. O compartilhamento de dados científicos é fundamental, tanto para garantir a reprodutibilidade e a transparência no processo científico, quanto para fomentar novas pesquisas. Qualquer pesquisador pode usar o NES para criar um novo banco de dados com os dados de seus experimentos e depois disponibilizá-lo publicamente, como o INDC e o NeuroMat fizeram com a base de dados sobre lesão do plexo braquial.

The Neuroscience Experiments System (NES) – A software tool to manage experimental data and its provenance

Margarita Ruiz-Olazar, Evandro Santos Rocha, Claudia Domingues Vargas E Kelly Rosa Braghetto

LINK PARA O ORIGINAL