ABRAÇO cria e melhora verbetes na Wikipédia para falar sobre lesão do plexo braquial

É muito provável que pessoas com lesão do plexo braquial e seus familiares, principalmente aqueles mais conectados à internet, tenham pesquisado sobre a lesão em mecanismos de busca como Google, Yahoo ou Ask. Aqueles que fizeram isso perceberam que os dois primeiros resultados são páginas na Wikipedia. Os verbetes Lesão do plexo braquial e Plexo braquial, mais especificamente, são os dois principais destaques.

Muitos não sabem ou não associam a nossa iniciativa à esses conteúdos, porém tanto o destaque quanto a qualidade desses verbetes são frutos do trabalho de difusão científica feito pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). O uso das ferramentas da Fundação Wikimedia, como Wikipedia, Wikimedia Commons, Wikidata e muitos outros, é uma das estratégias da equipe de difusão científica do NeuroMat para a promoção de conhecimento de alta qualidade e de amplo acesso.

Esse trabalho do NeuroMat, considerado em 2018 o maior produtor de conteúdos em matemática na Wikipedia, é responsável por um acréscimo notável nas visualizações desses dois verbetes. Os dois verbetes hoje somam 296.390 visualizações, número muito superior às 600 visualizações que precederam nossas edições. Essas visualizações são consequência de uma edição de alta qualidade e, também, um claro exemplo da relevância que a Wikipedia e o conhecimento aberto tem para os usuários de internet. “Podemos perceber a importância de iniciativas como essa, uma vez que disponibilizar conteúdo na internet pode ser um meio eficiente de pacientes e interessados ficarem mais informados e familiarizados sobre a sua condição de saúde”, diz Tamires Ansanelo, que teve como projeto de pesquisa a edição de verbetes sobre o plexo braquial.

No item sobre a lesão do plexo braquial, além de detalhes sobre procedimentos terapêuticos, causas da lesão e consequências da lesão, existem informações sobre anatomia, epidemiologia, mecanismos da lesão e sintomas que podem ajudar a identificar o problema. O item Plexo braquial, por outro lado, conta com uma imagem interativa com os principais nervos do plexo braquial. Um usuário que se aventurar pela página e decidir clicar nesses nervos, será redirecionado para outra página contendo informações mais específicas sobre o nervo escolhido. Tópicos que informam sobre a estrutura, função, anestesiologia e imagiologia também foram adicionados ao verbete.

“Aperfeiçoar o conteúdo destes verbetes é de suma importância, já que nos permite difundir o conhecimento construído no âmbito acadêmico, adquirindo uma abordagem completa em relação ao funcionamento do Plexo Braquial e sua sustentação”, diz Tamires sobre seu trabalho.

Os verbetes oferecem conteúdos que são úteis não só para quem sofre com a lesão como também para a academia e para os curiosos de plantão. Enfim, são úteis para todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre uma lesão ainda tão pouco discutida.