A iniciativa Ação NeuroMat para a Lesão do Plexo Braquial - ABRAÇO é uma plataforma virtual que se propõe a ser fórum permanente para desenvolver plenamente a integração entre produção científica, a transferência de tecnologia e a disseminação do conhecimento. Por isso, a pesquisa associada à ABRAÇO se desdobra em várias frentes, tais como investigação de mecanismos de alteração cerebral associados a essa lesão, além de diagnóstico, tratamento, reabilitação, comunicação científica e compartilhamento de dados.
Composta por médicos, fisioterapeutas, neurocientistas, probabilistas e estatísticos, a iniciativa é liderada por Antonio Galves, Coordenador do CEPID NeuroMat, e Claudia D. Vargas, pesquisadora principal do CEPID NeuroMat.
O nosso principal desafio é compreender os mecanismos associados à reorganização cerebral que se segue à uma lesão do plexo braquial. Além disso, pretendemos desenvolver e disponibilizar ferramentas para o seu diagnóstico precoce e manejo. A iniciativa ABRAÇO atua nesta frente desenvolvendo e fornecendo ferramentas educacionais sobre a lesão e o seu prognóstico.
Do ponto de vista científico, os mecanismos relacionados à dor e à disfunção sensório-motora após uma lesão do plexo braquial ainda são puramente descritivos, e portanto, têm um nível preditivo reduzido.
Pretendemos desenvolver experimentos que permitam investigar e modelar a plasticidade cerebral após uma lesão do plexo braquial. Os resultados serão expostos à discussão aqui na plataforma.