Saiba mais

Tópicos

ABRAÇO divulga estudo sobre lesão do plexo braquial no 50º Encontro da Society for Neuroscience

Na terça-feira (22), a equipe da iniciativa ABRAÇO participou do 50º Encontro da Society for Neuroscience, o maior congresso mundial em neurociências da atualidade. No encontro, os pesquisadores apresentaram um pôster intitulado “Alterações cinemáticas no membro não lesionado após lesão do plexo braquial”.

Na apresentação, foi discutida a relação entre a lesão do plexo braquial e alterações que ocorrem, também, nos movimentos do braço não lesionado.

“Mostramos que os pacientes apresentam alterações cinemáticas quando realizam movimentos simples com o membro não lesionado, tais como apontar para um anteparo ou levar um copo a boca. Esses resultados sugerem que, embora unilateral, a lesão afeta bilateralmente o plano motor dos movimentos do braço”, afirma Claudia Vargas, coordenadora da iniciativa ABRAÇO. 

As recentes descobertas apresentadas durante o encontro estão de acordo com dados publicados por Daniel Frayman, Fatima Erthal e Michelle Miranda. No artigo publicado em 2016, os pesquisadores haviam constatado alterações no córtex motor primário decorrentes da lesão do plexo braquial com avulsão de raiz. 

A apresentação do estudo faz parte de uma série de investigações que têm pensado a relação entre lesões nervosas periféricas e alterações no sistema nervoso central.  

O estudo serve como um alerta para a comunidade clínica sobre a necessidade de práticas terapêuticas customizadas para ajudar a reverter as adaptações plásticas causadas por lesões periféricas.

O pôster pode ser acessado clicando aqui.