As consequências da lesão do plexo braquial na postura e no equilíbrio

Resumo da pesquisa

O objetivo deste estudo foi investigar se as lesões traumáticas do plexo braquial têm efeito no controle da postura e do equilíbrio corporal. Para isso, foram recrutados 11 pacientes com a lesão e outras 11 pessoas saudáveis

A perda do controle dos movimentos de um dos braços é acompanhada por alterações o da postura e do equilíbrio corporal?

Grande parte dos movimentos que executamos com o braço ocorrem em sinergia com movimentos do tronco e do eixo corporal como um todo.  Portanto, é relevante investigar se a perda ainda que parcial da movimentação do braço é acompanhada por uma alteração no controle postural.  Por exemplo, o estudo mostrou que há um aumento de aproximadamente 8% no risco de uma queda nos pacientes em comparação com os participantes saudáveis.

Quais foram as conclusões?

Os resultados da pesquisa indicam que a reabilitação após lesão do plexo braquial deve ser direcionada também para  intervenções que visam melhorar o equilíbrio. Outros estudos devem ser realizados para avaliar a eficácia de intervenções  visando a melhora do  equilíbrio em indivíduos com lesão do plexo braquial.

Quem deveria conhecer seus resultados?

Os resultados da investigação podem ser aproveitados por cientistas, médicos, fisioterapeutas, e profissionais da saúde que atuam na área da lesão do plexo braquial, além dos próprios pacientes e seus familiares.

Deterioração do Equilíbrio após Lesão do Plexo Braquial como Avaliada através da Avaliação Clínica e Posturográfica

Lidiane Souza, Thiago Lemos, Débora C. Silva, José M. de Oliveira, José F. Guedes Corrêa, Paulo L. Tavares, Laura A. Oliveira, Erika C. Rodrigues, Cláudia D. Vargas.

LINK PARA O ORIGINAL