Saiba mais

Tópicos

Videogame com uma mão: controles adaptados para poder continuar jogando

Pessoas com lesão do plexo braquial enfrentam inúmeras dificuldades de acessibilidade e adaptação às atividades cotidianas, principalmente aquelas que sofreram a lesão recentemente. Trocar de camisa, lavar as mãos, se levantar da cama e utilizar os talheres são apenas uma pequena porção dos desafios. A execução de pequenas tarefas de todos os dias consiste, muitas vezes, não só em reaprender a fazer essas atividades utilizando outras partes do corpo ou apoios, mas também em adaptações que facilitam a realização de técnicas e o uso de tecnologias.

Jogar videogame, para aqueles que gostam de consoles, pode ser uma atividade difícil, principalmente para aqueles que competem. Consoles modernos possuem controles com design e quantidade de comandos pensados para pessoas sem deficiência. Com uma jogabilidade muito dependente do uso das duas mãos, é comum que aprender (ou reaprender) a jogar videogame exija muita criatividade e aperfeiçoamento.

Pensando nisso, grupos de modificadores, inventores e mesmo algumas empresas de videogame investiram tempo e dinheiro no desenvolvimento de alternativas acessíveis para que todos possam jogar videogame de uma forma mais simples e mais intuitiva.

Para os jogadores de Xbox One, já existia o Xbox Adaptive Controller. Lançado em 2018, ele havia sido pensado para que todos os botões pudessem ser distribuídos e plugados da forma que o jogador preferisse. Ao lançar um controle que não foi pensado especificamente para um público, a Microsoft pretendia desenvolver um controle que se adaptaria às necessidades particulares de cada jogador. Você poderia utilizar pedais, sensores de movimentos, conectar botões extras.

Mas, como já se pensava antes do lançamento, a alternativa da Microsoft não se provou tão acessível quanto pretendia ser. Com preços altos, baixa produção e com a necessidade de se comprar tanto a base do controle quanto todos os outros botões, o Controle Adaptivo Xbox terminou sendo uma alternativa rara, cara e com pouco suporte. Praticamente indisponível no Brasil, controle pode ser comprado fora do país por 100 dólares (520 reais) sem botões complementares. O kit mais barato de botões complementares também custa 100 dólares, fazendo com que o jogador brasileiro precisasse pagar no mínimo R$ 1700,40 para poder jogar de uma forma ainda muito básica.

Se por um lado o controle lançado em 2018 pela Microsoft é inacessível, o controle lançado pela Sony, fabricante do Playstation, é inexistente. A empresa criou um protótipo, mas não mostrou pretensão de fabricá-lo. E na mesma linha da Playstation, podemos encontrar a Nintendo e seu console, o Nintendo Switch.

Mas a internet, com seu potencial para o compartilhamento de informações, não poderia deixar jogadores com pouca ou nenhuma alternativa

Controle de uma mão para o Nintendo Switch

A Nintendo é famosa por fornecer controles que podem ser facilmente adaptados ao adicionar moldes plásticos. Pensando nisso, o mexicano e engenheiro mecatrônico Julio Vazquez desenvolveu, como presente para seu amigo, um molde que poderia ser utilizado para conectar os controles do Nintendo Switch para que ele pudesse ser utilizado com uma só mão. Podemos ver uma demonstração do seu amigo, Rami Wehbe, utilizando o molde feito por Vazquez para jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild no Switch.

Mas é claro que um projeto tão simples, mas tão bom não poderia ser restrito ou feito para uma só pessoa. Julio Vazquez publicou gratuitamente uma versão imprimível em impressora 3D do molde para que todos possam jogar. Quem quiser experimentar e não tiver uma impressora 3D, pode ir em uma das muitas lojas especializadas nesse tipo de impressão.

Controle de PS4 e Xbox One de uma mão do Ben Heck

O modificador americano Benjamin Heckendorn publicou alguns vídeos em seu canal no YouTube em que detalha sua missão de criar um controle de uma mão para o Playstation 4. O modder usava componentes do PS4 Mini Pad, menores que os padrão. Além disso, Ben Heck criou e imprimiu em 3D o modelo de uma alça que fixa o controle na mão direita. Além dos controles de PS4, Ben Heck também criou versões de uma mão do controle de Xbox One.

O controle possui na base um analógico que deve ser apoiado contra a perna, além de ter seus vários botões remapeáveis de acordo com a necessidade de cada jogador.

A versão final do seu controle de PS4 estará disponível em breve para compra, mas sem expectativas de preço. Seu controle de Xbox One, por outro lado, pode ser encomendado pelo site do modificador. Porém, o valor do controle é muito alto para quem mora no Brasil, podendo chegar a até 2000 reais com o frete e os impostos.

Controle de PS4 e Xbox One de uma mão da Evil Controllers

O projeto de controle para o Playstation 4 do Ben Heck pontua por possuir um design inovador e reestruturar completamente a forma de se jogar no console. Porém seu projeto tem um forte antagonista. Com preços muito mais acessíveis (chegando a até 3x menos), a Evil Controllers, uma pequena empresa americana, também fornece controles de PS4 para uma mão só.

O esquema conta com botões na base, que podem ser tocados com os dedos que seguram o controle, e um analógico que pode ser apoiado contra a perna, facilitando a movimentação durante o jogo. Os modificadores também adicionaram botões que podem ser remapeados de acordo com a necessidade do jogador