Projetos de pesquisa

Atividades

INVESTIGANDO AS SINERGIAS MOTORAS EM INDIVÍDUOS COM LESÃO TRAUMÁTICA DO PLEXO BRAQUIAL

Orientanda: Lidiane Souza da Silva
Ano: 2018

Tese de Doutorado em Ciências Biológicas - Fisiologia, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Defendida no Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 2018.

RESUMO

A lesão do plexo braquial (LPB) causa déficits sensoriais e motores de gravidade variável no membro superior. Estes déficits conduzem modificações corticais funcionais e estruturais. O primeiro objetivo deste trabalho foi estudar se o déficit sensório-motor do membro superior causado pela LPB afeta o equilíbrio postural. Avaliações clínicas e posturográficas foram realizadas em onze indivíduos com LPB e onze indivíduos controles. Estas avaliações indicaram que o equilíbrio postural é afetado pela LPB, sugerindo que as sinergias motoras do membro superior e do tronco possam estar comprometidas após lesão. O segundo objetivo deste trabalho foi estudar se as alterações das sinergias motoras de tronco e membro superior após a LPB estão refletidas nas representações de movimentos presentes no Córtex Motor Primário (M1). Para esta investigação, foi realizado o escaneamento cerebral por ressonância magnética funcional em estado de repouso de nove indivíduos destros com lesão do plexo braquial direito e de onze indivíduos controles. A análise empírica das correlações funcionais entre voxels vizinhos revelou maior decaimento da correlação em função da distância em ambos os hemisférios em M1 na região correspondente às representações do braço e do tronco para o grupo de indivíduos com LPB quando comparada ao grupo controle. A redução da conectividade funcional observada para o grupo LPB sugere uma redução da atividade das conexões horizontais intrínsecas em M1 responsáveis pelas sinergias motoras do membro superior e do tronco. O terceiro objetivo da tese foi investigar alterações das sinergias motoras de tronco e membro superior em indivíduos com LPB através da análise de parâmetros cinemáticos coletados durante a execução de uma tarefa de alcance manual envolvendo o deslocamento anterior do tronco. O resultados para o marcador posicionado no dedo indicador do membro superior não lesionado mostraram um menor comprimento da trajetória, maior tempo de desaceleração e maior duração total do movimento de alcance em indivíduos com LPB em comparação ao grupo controle. Em conjunto, nossos resultados corroboram a hipótese que as sinergias motoras de tronco e membro superior são alteradas pela LPB.

Palavras-chaves: lesão do plexo braquial, plasticidade cortical, sinergias motoras, controle postural.

ABSTRACT

The brachial plexus injury (BPI) causes important sensory and motor upper limb impairments. These impairments lead to functional and structural cortical changes. The first goal of the present study was to evaluate if the upper limb sensorimotor impairment after BPI affects postural control. Clinical and posturographic evaluations were performed in eleven subjects with BPI and eleven controls. Together the assessments have shown that postural balance is affected by BPI, suggesting that the trunk and upper limb motor synergies may be impaired. The second goal of this study was to investigate if putative changes in trunk and upper limb motor synergies after LPB are reflected in the body representations at the primary motor cortex (M1). Restingstate functional magnetic resonance imaging was performed in nine right- handed individuals with right brachial plexus lesion and eleven controls. The empirical analysis of the functional correlations between neighboring voxels revealed a greater decrease of the correlation as a function of the distance in the left and right M1 region corresponding to the arm and trunk representations in the BPI group as compared to the control group. The reduced functional connectivity observed to the BPI group suggests a reduced activity in intrinsic functional connections responsible for upper limb and trunk motor synergies in M1. The third goal of thesis concerns changes of trunk and upper limb motor synergies in BPI individuals through kinematic parameters analysis in a upper limb-trunk reaching task. The kinematic analysis of the index finger marker in the uninjured upper limb of BPI patients showed lower trajectory length, greater deceleration time and greater movement duration as compared to controls. In summary, our results corroborate the hypothesis that trunk and upper limb motor synergies and their coordination are affected by BPI.

Keywords brachial plexus injury, cortical plasticity, motor synergies, postural control.