Mídias sociais como estratégia de difusão do NeuroMat para pessoas com lesão do plexo braquial

Matheus Cornely apresentando seu projeto de pesquisa no NeuroMat

A equipe de difusão científica do NeuroMat lançou um projeto que visa contribuir ativamente nas comunidades de pacientes em redes sociais, cuidadores e profissionais da saúde relacionados à lesão traumática do plexo braquial. Este projeto é desenvolvido no âmbito da iniciativa NeuroMat "Ação para Lesão do Plexo Braquial" - ABRAÇO e é financiado através de bolsa de jornalismo científico da FAPESP. O beneficiário é Matheus Cornely Sayão; os supervisores são Claudia Domingues Vargas e Fernando J. Paixão, respectivamente, coordenadora da ABRAÇO e coordenador de difusão científica do NeuroMat.

O objetivo geral do projeto, denominado ''Redes sociais como abordagem terapêutica para pessoas com lesão do plexo braquial'', é conectar pessoas a informações atualizadas e de boa qualidade sobre lesões do plexo braquial, com enfoque em conteúdos produzidos na iniciativa ABRAÇO. A iniciativa foi criada como uma rede de acolhimento e de apoio para pessoas que sofrem com lesão do plexo braquial e seus familiares.

A equipe científica do NeuroMat mantém uma linha de pesquisa sobre o plexo braquial relacionada à plasticidade e reabilitação do cérebro, e a iniciativa ABRAÇO serve como uma ponte entre os resultados da pesquisa científica e a população em geral. Conectar pacientes, cuidadores e profissionais da saúde a informações confiáveis continua sendo uma estratégia empoderadora, uma vez que eles passam a ter acesso aos recursos que possibilitam compreender a lesão e desenvolver estratégias de reabilitação mais efetivas.

Um desafio específico com o qual a iniciativa ABRAÇO lida é a falta de uma comunidade estruturada  em torno da lesão do plexo braquial. Diferentemente, por exemplo, da situação atual da doença de Parkinson, em que pacientes, cuidadores e profissionais da saúde desenvolveram uma rede nacional, denominada Associação Brasil Parkinson. O NeuroMat tornou-se um participante no apoio em rede por meio da iniciativa AMPARO. No caso da lesão do plexo braquial, ainda não há uma comunidade estruturada, e o projeto ABRAÇO, nas mídias sociais, pretende contribuir para o eventual surgimento de uma rede mais forte em torno desse tipo de lesão.

As intervenções nas mídias sociais irão ter como alvo, majoritariamente, o Facebook, o Twitter e o YouTube, compartilhando nelas recursos do portal ABRAÇO e eventualmente respondendo dúvidas e questões do público a respeito da lesão e seu tratamento. O engajamento direto será feito sob supervisão da equipe científica do NeuroMat. Nenhuma intervenção dentro do âmbito do projeto irá diagnosticar pacientes. O foco é somente e exclusivamente unir pessoas a informações relevantes.

O contato com pessoas nas mídias sociais pode também contribuir para informar a equipe de difusão sobre potenciais conteúdos educacionais que podem ser produzidos. Um estudo preliminar foi realizado para identificar, em grupos públicos sobre lesão do plexo braquial, os tópicos de discussão mais frequentes.

A ABRAÇO é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), com apoio da FAPESP e parceria com o Núcleo de Pesquisas em Neurociências e Reabilitação (NPNR) do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).