Saiba mais

Tópicos

O JOGO DO GOLEIRO: ASSINATURAS COMPORTAMENTAIS ASSOCIADAS À IDENTIFICAÇÃO DE REGULARIDADES ESTATÍSTICAS EM SEQUÊNCIAS DE EVENTOS

Resumo da Pesquisa

O objetivo geral da tese foi investigar como o sistema motor se comporta frente a uma tarefa de predizer estímulos gerados por uma sequência estocástica. Nessas sequências, assim como no nosso cotidiano, existem algumas transições de eventos que são previsíveis e outras imprevisíveis. Coube ao voluntário, em transições previsíveis, identificar a única transição possível. Nas transições imprevisíveis, por outro lado, detectar as probabilidades associadas a cada uma das transições possíveis. Assim, é possível atingir o objetivo da tarefa de predizer corretamente o maior número de vezes. Essa tarefa foi inserida ludicamente em um jogo eletrônico, chamado Jogo do Goleiro, desenvolvido pela equipe de pesquisa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). No jogo, o voluntário controla um goleiro e deve predizer, em uma sequência de cobranças de pênalti, em qual de três direções possíveis, esquerda, centro ou direita, o chute a gol é realizado. Este trabalho busca entender como o cérebro detecta regularidades estatísticas e como a identificação dessas regularidades influencia o comportamento motor.

A qual pergunta a pesquisa responde?

O comportamento motor, refletido no tempo de resposta da tentativa de predição no jogo, depende do contexto em que ele ocorre, mas também do resultado de predições anteriores.

Por que isso é revelante?

O estudo mostra que os voluntários são capazes de aprender as regularidades estatísticas na sequência, ou seja, as transições previsíveis e, em transições imprevisíveis, quais são as transições possíveis. Pode-se observar isso por meio da análise das tentativas de predição que, ao passo que o jogo avança, tornam-se mais condizentes com a sequência de estímulos apresentada. Por outro lado, quando se analisa os tempos de resposta, vê-se que a tentativa de predição carrega informação não apenas do aprendizado das transições, mas do histórico de predições corretas e incorretas realizadas em um passado próximo. Pode-se assim vislumbrar como diferentes processos no cérebro acabam por influenciar o comportamento motor dos membros superiores. Estariam esses processos alterados após lesões como a do plexo braquial? Se sim, quais as consequências?

Quais as conclusões?

Tempos de resposta associados à predição, que refletem o comportamento motor, são mais rápidos em situações de maior previsibilidade. Por outro lado, em duas situações em que a previsibilidade é a mesma, esses mesmos tempos podem se tornar maiores, dependendo do histórico de resultados em predições anteriores.

Quais questões seguem em aberto?

Este foi apenas um primeiro passo na identificação dos fatores que influenciam o comportamento motor em tarefas de predição. O objetivo final é a construção de um modelo matemático que descreva com clareza a evolução do comportamento nessas tarefas. Esse objetivo é fundamental para entender o funcionamento do cérebro, em relação ao controle motor, em condições patológicas e de saúde.

TÍTULO DA TESE

O Jogo do Goleiro: Assinaturas Comportamentais associadas à identificação de Regularidades Estatísticas em Sequências de Eventos

AUTORES

Paulo Roberto Cabral Passos, Claudia Domingues Vargas e Jefferson Antonio Galves

LINK

https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000924790&local_base=UFR01