Plasticidade dos circuitos sensorimotores da mão e da face após uma lesão traumática do plexo braquial

Resumo de Pesquisa

A lesão traumática do plexo braquial (LTPB), que geralmente afeta homens jovens após acidentes de carro ou motocicletas, pode debilitar uma pessoa comum. Tal lesão tem a capacidade de interferir na função sensorial e motora da mão. As interações entre esses neurônios e os do cérebro são de fundamental importância para o controle motor, ou seja, a movimentação dos braços e esta pode ser prejudicada pela LTPB. Este artigo buscou investigar mudanças na interação sensorial e motora da mão e entre a face e a mão em pacientes com a lesão para entender melhor a plasticidade dos circuitos sensorimotores após o LTPB. Para esta análise foi utilizada a técnica de estimulação magnética transcraniana, associada a uma estimulação elétrica aplicada à mão ou na face, e foi realizada em 9 pacientes, os quais 5 tinham perdido parte da função sensorial e motora e outros 4 perderam totalmente tal função. Para comparação, 18 adultos saudáveis participaram como grupo controle. O estudo apontou correlações positivas da lesão do plexo braquial com o impacto causado no sistema sensorial e motor e uma relação com a dor sentida pelo paciente.

Através de uma análise comparativa entre adultos saudáveis e pacientes lesionados, se a lesão do plexo braquial pode provocar alterações nos sistemas cerebrais que comandam as funções sensorial e motora da mão e do rosto e como isso se relaciona com a gravidade da lesão.

O experimento torna-se relevante quando utiliza-se pela primeira vez em pessoas com lesão traumática do plexo braquial uma técnica de estimulação magnética transcraniana chamada inibição aferente e esta destaca resultados significativos no comprometimento dos sistemas sensorial e motor. Isso pode ajudar a entender melhor as consequências desse tipo de lesão e assim permitir avanços no tratamento e recuperação desse tipo de lesão.

Quais os principais resultados?

Durante o protocolo de estimulação, foram feitas diferentes observações. A primeira delas é que a comunicação direta entre os sistemas sensorial e motor na mão não apresentou diferenças entre pessoas lesionadas e pessoas saudáveis, diferentemente do que ocorreu quando eram aplicados estímulos que percorrem vias mais longas de comunicação entre os dois sistemas. Isso sugere um comprometimento na interação entre os sistemas sensorial e motor em um nível de complexidade maior. Um comportamento diferente ocorreu quando buscou-se observar a comunicação entre o sistema sensorial da face e o sistema motor da mão. Nesse caso, as pessoas com lesão do plexo braquial apresentaram uma diminuição na comunicação direta entre as duas regiões. Por fim, quando as vias mais longas de comunicação entre o sistema sensorial da face e o sistema motor da mão foram avaliadas, observou-se um efeito muito diferente nas pessoas com lesão, efeito esse que se correlacionou com uma medida de dor e com um desempenho funcional pior nessas pessoas.

Quais as conclusões?

O estudo pode concluir que a lesão do plexo braquial pode interferir no sistema sensorial-motor, especialmente na comunicação entre o sistema sensorial da face e o sistema motor da mão, regiões que normalmente dependem da troca de informações constante para um bom funcionamento. Foi visto que apesar da presença da lesão do plexo braquial em pacientes, isso não impediu a integração entre os sistemas sensorial e motor na mão. Sugere-se que existe um sistema de regulação inibitório entre as representações da face e da mão no cérebro que parece estar comprometido pela lesão.

Quais questões seguem em aberto?

Apesar de ter respondido a questão de pesquisa, o número limitado de pacientes, por conta da pandemia, não permitiu uma análise mais aprofundada desta interação entre o LTPB e alterações no sistema sensorial e motor. Por conta desse baixo número de participantes no estudo e a alta variabilidade de características entre eles, novos estudos serão realizados para melhorar tais resultados.

Plasticity of the face-hand sensorimotor circuits after a traumatic brachial plexus injury

Fernanda de Figueiredo TorresBia Lima RamalhoMarcelle Ribeiro RodriguesAna Carolina SchmaedekeVictor Hugo MoraesKaren T. Reilly, Raquel de Paula CarvalhoClaudia D. Vargas