Saiba mais

Tópicos

Portal ABRAÇO: um site de referência sobre a lesão do plexo braquial

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) lançou em 2018 um portal para a iniciativa ABRAÇO: a Ação NeuroMat para a Lesão do Plexo Braquial. O objetivo do site é fornecer um ponto de referência simples e intuitivo de informações atualizadas e confiáveis sobre a lesão do plexo braquial e pesquisas associadas ao tema. 

Como os pacientes e cuidadores recorrem à Internet para obter informações sobre questões relacionadas à lesão do plexo braquial, fornecer acesso a uma fonte confiável se torna uma prioridade fundamental no processo de transferência de conhecimento científico para um público mais amplo. 

"Nosso objetivo é servir como um fórum virtual para interagir em nível mundial com a comunidade interessada nesta temática. Sobre a lesão do plexo braquial e suas consequências, esperamos produzir artigos científicos, de transferência de tecnologia e de divulgação. Além disso, esperamos oferecer orientações relativas ao tratamento e reabilitação da lesão”, afirma Cláudia Domingues Vargas, pesquisadora principal do NeuroMat e responsável pela iniciativa ABRAÇO.

Portal na internet

O portal online da nossa iniciativa tem três principais categorias de conteúdo. As atualizações são regulares e aparecem na primeira página do site sob o nome novidades. A categoria Lesão do Plexo Braquial oferece informações sobre a lesão – definições, causas, diagnósticos, tipos e outros tipos de referência – e tratamentos – cirurgias, cuidados pós-operatórios, recomendações clínicas gerais, alívio da dor, fisioterapia e psicologia. 

A categoria Pesquisa une três tipos de conteúdos: publicações, projetos de pesquisa e atividades. O objetivo é delinear uma agenda de pesquisa que informe a ABRAÇO e facilitar o acesso aos resultados científicos e seus processos. 

Por último, a categoria Saiba Mais engloba tanto recursos educacionais oferecidos pela ABRAÇO quanto notícias a respeito da Lesão do Plexo Braquial e da nossa iniciativa. Existem quatro principais tipos de conteúdos feitos para o público amplo: cartilhas, vídeos, notícias e o “ABRAÇO Acadêmico”. O último é a transposição de artigos científicos em resumos mais acessíveis, em que o contexto e relevância das descobertas das pesquisas são comunicados.  

A ABRAÇO é uma iniciativa que surgiu a partir das atividades de transferência de tecnologia da NeuroMat, incluindo também a Rede NeuroMat para o Parkinson, conhecida como AMPARO. A iniciativa sobre a lesão do plexo braquial é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Reabilitação do Instituto de Neurologia Deolindo Couto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).