Saiba mais

Tópicos

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão faz campanha de prevenção de lesões do plexo braquial

No dia 4 de Abril, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM) lançou uma campanha de conscientização e prevenção sobre a lesão do plexo braquial. A campanha contou com a distribuição da HQ Os Braços de Nildo e Rony, feita pela  equipe da plataforma ABRAÇO, que integra o CEPID NeuroMat, e a criação de conteúdos para a divulgação da lesão nas redes sociais.

Para o Dr. Marcelo Rosa Rezende, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, o motivo de criar a campanha de prevenção foi o aumento de casos de lesão do plexo braquial decorrentes de acidentes de motocicleta e a necessidade de conscientização sobre suas consequências. “A lesão do plexo braquial é prevalente no Brasil e tem aumentado em incidência com o uso de motocicletas nas grandes cidades e, até mesmo, nas cidades do interior e locais mais remotos do país. Pelo fato de ser uma lesão que tem grande potencial de sequelas graves e permanentes no membro superior, decidimos criar a campanha para orientar a população.”

O ponto alto da campanha foram os dois mutirões de cirurgia do plexo braquial, que ocorreram no dia 3 e 4 de Maio, no estado do Alagoas. Duas cidades, Arapiraca e Maceió, foram as escolhidas para sediar o mutirão. Em Arapiraca, 5 pessoas com lesão do plexo braquial foram operadas por 7 especialistas, um procedimento que levou 11 horas. Em Maceió, foram 15 horas de cirurgia. Todos os pacientes foram selecionados a partir de atendimentos realizados na rede pública. “Foi muito gratificante poder reunir cirurgiões renomados de várias partes do país para atender uma população que precisava desse cuidado”, afirma Marcelo.

A SBCM também organizou, no dia 2 de Maio, o “Simpósio de lesões do plexo braquial e nervos periféricos”, contando com a presença de 60 especialistas. Durante o evento, além de discussões sobre o tratamento da lesão do plexo braquial, houve troca de informações sobre técnicas de cirurgia.

A ideia de uma parceria com a SBCM na divulgação das HQs da ABRAÇO veio de um encontro entre Daniel Dieb, jornalista do NeuroMat, e o Dr. Marcelo Rosa, presidente da SBCM. “Eu procurava entender como entregar a cartilha ao paciente e qual o fluxo do paciente após o acidente. Fui falar com um pessoal do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas. O diretor é o Dr. Marcelo Rosa. Eles sugeriram distribuir a cartilha junto da SBCM.”, diz Daniel.

Sobre o uso da HQ na campanha, Daniel também diz: “acho a ideia da HQ muito bacana para esclarecer sobre o que é a lesão do plexo braquial e como funcionam as cirurgias de plexo”. Ele ainda sugere que próximas HQs possam falar das dúvidas sobre o INSS e auxílios; tomadas de decisão sobre a cirurgia de transferência ou enxertos nervosos; exercícios de fortalecimento muscular; e questões psicológicas decorrentes da adaptação à lesão.

Campanhas como a da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão são importantes por ajudarem a divulgar as consequências da lesão, causada majoritariamente por acidentes de motocicleta. A conscientização sobre a lesão do plexo braquial pode ajudar na prevenção dos acidentes, dando visibilidade para um problema ainda muito pouco discutido.