Saiba mais

Tópicos

A importância dos verbetes na Wikipedia sobre lesão do plexo braquial

Na semana retrasada, fizemos uma publicação sobre os dois verbetes sobre plexo braquial disponíveis na Wikipedia que contaram com a edição da equipe de difusão científica do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). Como postado anteriormente, os dois verbetes editados haviam somado, até então, 296.390 visualizações. Porém, com a visibilidade da postagem do dia 13 de Junho nas redes sociais da ABRAÇO, foram obtidas mais 4.427 visualizações no período de 14 dias, segundo dados da Wikipedia. 

O grande número de  visualizações desses verbetes mostram a importância da difusão através das plataformas wiki, confirmando a sua  relevância para a conscientização sobre a lesão do plexo braquial para o público formado por pacientes, familiares, profissionais ou curiosos. As edições de verbetes são uma estratégia que nossa iniciativa continuará a realizar, sempre buscando a conscientização sobre a lesão e o aumento do poder de decisão dos pacientes e seus familiares em relação à novas estratégias para lidar com a lesão do plexo braquial (LPB) e as suas consequências. A ideia de utilizar a Wikipedia veio da sua alta capacidade de alcance.  No Brasil, a Wikipedia é considerado o 13º site mais acessado, segundo dados da Amazon. Além disso, por ser uma ferramenta de conhecimento aberto, podendo ser copiada, alterada, acessada e compartilhada livremente, a Wikipedia endereça a preocupação do NeuroMat com a ciência livre, democrática e aberta. 

Para falar um pouco mais sobre a experiência de edição desses verbetes, entrevistamos a Dra. Cristiane Borges Patroclo. Ela é médica neurologista e doutoranda em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua sua tese de doutorado em andamento versa sobre o desenvolvimento de modelos prognósticos na lesão traumática do plexo braquial. Cristiane foi uma das responsáveis pela edição dos verbetes sobre a lesão do plexo braquial.

Desde as edições feitas, o verbete obteve 296.390 visualizações. Nesse contexto, o que você pensa sobre o uso da wikipedia para a difusão científica?

Cristiane Patroclo: Acho que o wikipedia tem grande potencial para se tornar uma fonte confiável e relevante de informação. Com esse propósito a wikipedia pode contribuir para a aproximação entre quem produz conhecimento e quem se interessa por ele e o utiliza.

Como foi a experiência de contribuir com a edição desses verbetes? Você gostou (ou não gostou) de alguma coisa?

CP: Foi uma experiência enriquecedora. Impôs à mim o desafio de escrever sobre um tema técnico para não especialistas e numa linguagem acessível. Desde que fiz minhas contribuições, a versão disponível na Wikipedia já sofreu diversas modificações. Esse aspecto é próprio da ferramenta. Inicialmente essa situação pode gerar certo desconforto, em razão do texto poder ser alterado de forma a nem sempre agradar o colaborador anterior. No entanto, essa possibilidade também permite que vários pontos de vista sejam incorporados ao verbete. Por isso destaco seu aspecto colaborativo. Acredito que o desafio é equilibrar as duas situações visando sempre a veracidade e acessibilidade do material disponibilizado. 

Qual é a importância dos verbetes sobre plexo braquial (e lesão do plexo braquial) para pessoas que sofreram a lesão e seus familiares?

CP: Nosso projeto é sobre lesões traumáticas de plexo braquial em adultos. Ao longo dos anos observamos uma carência de informações para pacientes e familiares. A falta de informações, ou pior, a disponibilização de informações equivocadas, gera crenças e pode levar pacientes e familiares a adotarem comportamentos que além de não contribuírem positivamente para sua recuperação podem prejudicá-la. Também entre profissionais de saúde, a pouca familiaridade com a doença leva a atrasos em seu diagnóstico e tratamento, comprometendo as chances de recuperação. Assim, iniciativas que promovam a difusão do conhecimento são muito bem vindas.